Receitas





 Bolinho de aveia Vegano
1 1/2 xícara de resíduo de aveia
1/2 xícara de PTS hidratada
1/2 cebola ralada
2 dentes de alho picados
5 colheres de sopa de farinha de rosca
5 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá rasa de fermento em pó
cebolinha picada
Sal a gosto
Orégano


Modo de Preparo

Junte o resíduo de aveia, a PTS e os temperos : cebola ralada, alho, orégano, sal e cebolinha. Mexa bem. Adicione as farinhas de trigo e de rosca. Por último, acrescente o fermento em pó, incorporando bem.

Frite em óleo quente.



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bolinho de chuva Vegano

1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
2 colheres de leite de soja em pó
1 colher de chá de fermento
1 colher de café de sal

Modo de preparar
Junte os ingredientes secos: farinha, açúcar, sal e leite em pó. Adicione a água mexendo sempre. Quando estiver homogêneo, junte o fermento. Mexa bem até incorporá-lo a toda massa. Frite em óleo quente. Polvilhe com açúcar e canela se desejar.

Dica: incorpore a água aos poucos e, caso considere necessário, coloque mais ou menos.

Cuidado com o óleo que não pode estar muito frio nem muito quente, pois o bolinho pode encharcar ou ficar cru no meio.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pão de batata e aveia

Ingredientes
2 batatas médias cozidas
1 xícara de leite de aveia
1/3 xícara de óleo de girassol ou azeite
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 envelope de fermento biológico seco
Farinha de trigo

Modo de preparar

Em um liquidificador, bata as batatas, o leite e o óleo. Adicione o açúcar e o sal. Por último junte o fermento. Despeje a mistura em uma vasilha e adicione farinha até dar ponto de massa. Vá sovando aos poucos para não exagerar na quantidade de farinha.
Faça os pães. Coloque-os em uma assadeira. Deixe crescer por aproximadamente 30min. e leve ao forno para assar.

Dicas:

1) Bata as batatas ainda um pouco quentes. Caso a batata esteja fria, esquente um pouco o leite de aveia para facilitar a incorporação do fermento e o crescimento da massa.
2) Adicione um pouco do resíduo do leite de aveia à massa quanto estiver batendo no liquidificador. 

3) O sal e o açúcar variam de acordo com o tamanho da batata e com o paladar de cada um. Siga seu instinto e adicione mais ou menos, se preferir. 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pão de batata e cenoura



Ingredientes
400 ml de purê de batata
3 cenouras pequenas
1 xícara leite vegetal quente
1/2 de xícara de azeite ou óleo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal ou quanto preferir
2 colheres de sopa de fermento biológico em pó

Modo de preparo
Bata o purê de batata com a cenoura. Ou bata uma quantidade de batata no liquidificador até virar um purê. Adicione as cenouras, o óleo, o sal e o açúcar. Bata até ficar bem homogêneo. Acrescente o leite quente. Certifique-se de que a mistura não está muito quente e, por último, junte o fermento biológico, batendo por alguns segundos (até misturar bem).

Leve a mistura a uma vasilha e vá juntando a farinha aos poucos. Assim que estiver em uma textura legal para mexer com a mão, jogue na mesa e sove até ficar no ponto. 
Deixe a massa descansando por uns 30 minutos. Assim que ela estiver pronta, corte a massa, faça os pães e coloque para assar. Dá para fazer dois pães grandes. 
Se quiser, recheie-os com azeitonas ou seu recheio preferido. 
A massa fica extremamente macia. Com textura e sabor maravilhosos. 

Dica:
eu não coloco muita farinha no pão. Essa história de sovar até parar de grudar na mesa é balela. O pão fica seco. Sove-o até sentir que a massa pode ser manuseada sem grandes problemas. Nem que para isso você precise usar um pouco de farinha para untar a mesa e o rolo na hora de abrir o pão. Mas não soque farinha demais. Senão o pão não ficará tão macio.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Rosquinha de coco Vegano

Massa 
1 xícara de coco (resíduo da preparação do leite)
1 xícara de leite de coco
1/3 xícara de óleo
1/3 xícara de açúcar
1 colher de café de sal
1 1/2 colher de sopa de fermento biológico seco

Esquente o leite de coco até ficar morno. Junte o óleo, o açucar e o sal e mexa bem. Junte o fermento, mexa e deixe descansar por uns 5 minutos. Depois que o fermento tiver crescido, coloque o coco, mexendo bem. Por fim, vá adicionando a farinha de trigo até ficar uma massa boa para manusear com as mãos. Sove bem e deixe descansar por uns 30 minutos.

Recheio
2 xícaras de coco (resíduo do leite)
3 colheres de sopa de creme vegetal
6 colheres de sopa de açúcar (ou quanto desejar)

Leve ao fogo para derreter a manteiga e homogeneizar os ingredientes.
Abra a massa e jogue o recheio. Enrole como um rocambole e corte as roscas (aproximadamente 2 cm) cada uma.
Leve ao forno para assar. Assim que as roscas estiverem douradas, retire do forno e jogue uma calda feita com açúcar, água e coco ralado.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bolo Salgado Vegano

Ingredientes
Pão de forma
Pasta de soja sabor azeitonas pretas
Pasta de soja sabor cenoura
Azeitonas verdes picadinhas
Cenoura ralada
Milho em conserva (cozido no vapor)
Batata
Batata palha

Modo de preparar
Faça um purê de batatas. Eu apenas amassei as batatas depois de bem cozidas com um garfo e adicionei um pouco de creme vegetal e sal. Reserve. 

Corte as beiradas do pão de forma. Passe a pasta sabor azeitonas sobre a primeira fatia. Distribua as azeitonas verdes picadas (sem miséria) sobre a pasta. Use outra fatia e passe a pasta (eu passei dos dois lados). Distribua o milho. Repita o procedimento com outra fatia, mas desta vez, utilize a pasta sabor cenoura e disponha a cenoura ralada com pedaços de azeitona sobre a fatia.Cubra com uma fatia de pão untada dos dois lados com a pasta de cenoura.

Cubra o bolo com o purê de batata. Eu fui no esquema massa corrida mesmo, ajeitando com a mão, pois não possuo instrumentos culinários suficientes para fazer um bom acabamento. Por último, disponha a batata palha e enfeite com um raminho de manjericão e azeitonas.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Risoles Vegano

Ingredientes (massa)
1 mandioquinha média cozida (bem sequinha)
1 cenoura média cozida (bem sequinha)
1 colher de sopa de creme vegetal
1/2 xíc. de farinha de trigo
sal a gosto

Preparo da massa: passe a mandioquinha e a cenoura pelo processador ou por um espremedor de batatas. Coloque em uma panela com o creme vegetal e quando estiver bem quente, despeje a farinha de trigo de uma só vez. Mexa bem até soltar da pane­la. Coloque em um prato e espere esfriar. Abra e coloque o recheio que preferir.

Sugestões de recheio:
PTS (proteína de soja) com azeitona.
Milho
Palmito



-------------------------------------------------------------------------------------------------

Croquete de espinafre Vegano

1 ½ xícara de batata amassada1 xícara de talos de espinafre cozidos e picados
1 xícara de folhas de espinafre cozidas
1 colher de sopa de creme de cebola1 colher de sopa de creme de legumes4 colheres de sopa de farinha de trigo2 colheres de sopa de farinha de rosca2 colheres de sopa de azeite1 pacotinho de sazon1 dente de alho grande picado½ cebola picadaPáprica picante a gosto

Cozinhe o espinafre. Talos e folhas devem ser cozidos separadamente, pois cada um tem um tempo de cozimento. Os talos demoram mais que as folhas. Pique-os bem pequenos. Adicione a cebola, o alho, a páprica, o creme de cebola e legumes e mexa bem. Junte a batata amassada. Mexa e vá adicionando, aos poucos, a farinha de trigo e a de rosca. Corrija o sal se necessário.Enrole os croquetes e passe-os na farinha de rosca. Frite-os em óleo bem quente.Faça um teste, pois, dependendo da batata utilizada, será necessário colocar um pouco mais de farinha de trigo (ou de rosca) para que os croquetes não se desfaçam no momento da fritura.


-----------------------------------------------------------------------------------------------


Bolo de Banana Vegano

1 1/4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 xícara de suco de laranja
1/3 xícara de óleo vegetal
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de vinagre branco
1 colher de sopa de fermento em pó
2 bananas nanicas
Raspas de laranja (opcional)

Misture os ingredientes secos (farinha, açúcar e sal). Acrescente o suco de laranja, o óleo e o vinagre mexendo até formar uma massa homogênea. Adicione as raspas de laranja. Por último adicione o fermento. Reserve.
Jogue melaço de cana ou de milho na forma. Disponha as bananas cortadas em fatias. Cubra com a massa e leve ao forno para assar.





-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bolo de Chocolate Vegano

1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar mascavo
1/3 xícara de cacau em pó sem açúcar
1 colher chá de bicarbonato de sódio ou fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1 xícara de água quente
1 colher chá de essência de baunilha
1/3 xícara de óleo vegetal
1 colher de chá de vinagre de maçã ou vinagre branco

Misture bem os ingredientes secos (farinha, cacau e açúcar). Acrescente os ingredientes líquidos (água, óleo, baunilha e vinagre). Mexa tudo muito bem até formar uma massa homogênea. Por último, acrescente o fermento. Despeje em uma assadeira e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos.

Calda de Chocolate 

1/2 xícara de açúcar
4 colheres de sopa de creme vegetal
2 colheres de sopa de leite de soja ou de coco
2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
1 colheres de chá de essência de baunilha

Junte todos os ingredientes e leve ao fogo. Deixe ficar fervendo por uns 5 minutos até adquirir consistência cremosa .

DICA: substitui o leite de soja pelo leite de coco. A cobertura fica muito mais saborosa.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fogazza


- MASSA:
1 tablete de fermento biológico fresco [15 gramas]
1 colher [chá] de sal
1 colher [chá] de óleo
2 batatas cozidas amassadas
1/2 xícara de água do cozimento das batatas [água já fria]
5 xícaras de farinha de trigo

Misture o fermento com o sal, junte o óleo e as batatas amassadas e a água;Misture bem e acrescente a farinha de trigo aos poucos.
Divida a massa em 4 partes. Deixe descansar por 20 minutos ou até dobrar o seu volume.
Abra a massa e a recheie.
Asse em forma untada.

RECHEIO:
Faça um recheio de sua preferência
Dicas para o recheio:
Proteína de soja texturizada refogada com milho.
Legumes: palmito, batata, ervilha

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Bolo de Cenoura Vegano


- MASSA:
3 cenouras grandes
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 pitada de sal
1 colher [sopa ] de fermento
1 xícara de água
3 xícaras de farinha de trigo

Bata no liquidificador as cenouras, o açúcar, o óleo, o sal e a água.
Despeje em uma vasilha e misture a farinha e o fermento.
Asse até dourar.

- COBERTURA:
6 colheres de açúcar
3 colheres de chocolate em pó
1 colher de creme vegetal
2 colheres de água

Cozinhe até engrossar, depois jogue por cima do bolo.
Espere esfriar e a calda ficará durinha sobre o bolo.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Cookies Vegano

1 Xícara de chá de proteína de soja
1/2 Xic. de chá de amendoim triturado sem casca
1/2 Xic. de chá de gergelim
1 e 1/2 Xic. de chá de açucar mascavo
1/2 Xíc. de chá de óleo
3 Xic. chá de farinha branca ou integral
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 Xíc. de chá de água

Como fazer?
Coloque a farinha e açucar mascavo na tigela, adicione a proteína de soja, amendoim, o gergilim e misture.
Acrescente o óleo e o fermento, adicione a água e mexa bem até virar uma bola gigante (talvez precise de um pouco mais de água ou óleo pois na receita original vai ovo).
Coloque em um saquinho tipo aqueles de mercado em que se coloca frutas, legumes e deixe na geladeira por 10 min.
Abra a massa com rolo. Faça bolinhas em formato de cookies e põe para assar mais ou menos uns 30 min.
E pronto!